Não ter doença significa saúde?
Olá amigos leitores,
Há muito tempo atrás conheci um cliente com as seguintes características: fumante, obeso, gerente de uma grande empresa, extremamente estressado e que dormia cerca de 5 horas por noite. 
Durante a anamnese tradicional perguntei se ele tinha algum problema de saúde e se tomava algum tipo de remédio. A resposta que ele me deu foi a seguinte: - “Minha saúde é perfeita e tomo apenas remédio para controlar a ansiedade”.
Minha resposta foi a seguinte: “Meu amigo, o que você tem é ausência de doença, porém sua saúde não está nada bem. “
Vou me explicar:
Segundo a OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. 
Infelizmente conheço inúmeras pessoas que estão no mesmo caso desse cliente, e que levam uma vida como se tudo estivesse normal, e tenho que te alertar! Não está normal!
Tenho absoluta certeza que se algo não tivesse sido feito, essa pessoa teria sérios riscos de uma grave doença, se não fulminante. 
Neste sentido atividade física tem papel muito importante, pois é um grande regulador podendo ajudar a combater o stress, a ansiedade, pode ainda gerar uma mudança de hábitos para que você abandone vícios como cigarro e bebida, ela ajuda no sono, no humor e no controle de peso causando uma melhora até mesmo da autoestima. 
Sendo assim se você tem um perfil parecido com esse, siga meu conselho e procure uma atividade física urgente. 
Costumo dizer quem não tem tempo para cuidar da saúde terá que arrumar tempo para cuidar da doença. 
Curta, comente, compartilhe!


João Panzetti
Personal Trainer e Diretor Esportivus
Seja Esportivus você também!