Aquecimento antes dos treinos
Olá amigo leitor.
Hoje vou falar sobre uma prática extremamente importante para o bom desempenho e saúde quando praticamos nossa atividade física: o aquecimento.
Infelizmente esta prática não é tão levada a sério e vejo muitas pessoas até dizendo que é perca de tempo.
Mas veja só quantos benefícios podemos ter quando aquecemos:
- Aumento da taxa metabólica;
- Aumento de fluxo sanguíneo local;
- Melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;
- Aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;
- Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
- Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;
- Aumento da velocidade e da força de contração muscular;
- Melhoria na coordenação;
- Aumento da capacidade das articulações a suportar carga.

Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a danos.
Entre os tipos de aquecimento, gostaria de salientar o aquecimento geral e o especifico.
O geral visa obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e a preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para o desempenho da atividade física. Por exemplo uma caminhada, ou um trote leve.
O especifico consiste em exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior. Qualquer exercício que envolva movimentos similares à prova atlética real, mas com nível de intensidade reduzido, Por exemplo, na musculação, para fazer seu aquecimento específico você pode fazer rotações articulares e exercícios que serão utilizados durante o treino (deve-se fazer em baixa intensidade).
Portanto o aquecimento é parte primordial para a pratica do esporte ou atividade física. 
Um grande abraço
João Panzetti